-
Arquitetos: Feste Landscape / Architecture
- Área: 39 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dag Jenssen
-
Fabricantes: Aurubis, Tinnoset Sag, Øyfjell Sag
Soria Moria é um projeto desenvolvido pelo parque regional do canal Telemark em colaboração com o município de Tokke. O projeto faz parte do Tales of the Waterway, um projeto de arte global para o canal Telemark, onde arte, arquitetura e iluminação são utilizados para destacar as qualidades inerentes da paisagem local e das tradições.
A silhueta característica da estrutura é uma interpretação arquitetônica das montanhas íngremes ao redor do lago Bandak. O revestimento de madeira é inspirado pelas técnicas de construção locais. Integrado ao revestimento estão reluzentes telhas douradas. O ouro é uma referência ao folclore local - ao mítico e ao estranho - e também faz referência ao contraste óbvio que surgiu entre as pessoas incultas de Telemark e os luxuosos viajantes estrangeiros de classe alta durante o estabelecimento do Dalen Hotel nas proximidades, no final do século XIX. A estrutura contém uma sauna, um vestiário e uma área de estar coberta para apreciar a vista.
Com exceção da entrada de Sigurdsevja, a água ao longo da costa da extremidade superior do lago Bandak é muito rasa. O projeto é, portanto, construído sobre palafitas ao longo da entrada para permitir o banho no lago. A entrada de Sigurdsevja é uma formação de paisagem precisa e característica, e o desenho da passarela e do edifício que abriga a sauna enfatiza esta característica particular. A passarela se torna parte de uma rede existente de trilhas ao longo do lago, com conexões para o Dalen Hotel, nas proximidades.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe de projeto nórdica composta pelo arquiteto David Fjågesund (Feste Landscape / Architecture), o arquiteto paisagista Inge Dahlman (Landskapsfabrikken), o designer de iluminação Tobias Olsson (ÅF Lighting), a artista Maira Änquist Klyvare e o líder da equipe de projeto Lars Haakanes (Feste Landscape / Architecture). Os empreiteiros da Skorve construíram o projeto, usando principalmente materiais locais.